quarta-feira, 2 de julho de 2008
ESCOLA DE PERAFITA VENCE 2º LUGAR EM CONCURSO O MEU MAPA
Vencedores do 1º concurso "O meu mapa"
Categoria Ensino Básico - 3º ciclo1ª lugarAna Barrosa e Daniela Leitão - 9º B"Naturalidade dos alunos estrangeiros que frequentam a Escola da Charneca da Caparica"Escola Básica e Integrada da Charneca da Caparica
2º lugarJoel Santos e Rita Maia - 9º B"O Mundo Desportivo"Escola Básica 2/3 de Perafita
3º lugarPedro Arcanjo - 8º Ano "Densidade Populacional do Concelho de Mesão Frio"Escola Básica 2/3 com Secundário Professor António NatividadeOs prémios serão entregues aos vencedores, no Departamento de Geografia, no âmbito de uma palestra do ciclo " À conversa com geógrafos", no mês de Outubro de 2008.
Nota:
Vencedores do 1º concurso "O meu mapa"
Categoria Ensino Secundário
1ª lugarRicardo Azevedo - 10ºA"As unidades geomorfológicas e litologia em Portugal continental"Colégio Guadalupe, Corroios2º lugarLuis Meireles - 10ºB"Consumo de energia primária per capita em 1995"E.B.2/3 e Secundária de Murça3º lugarJoão Azevedo - 10ºA"As áreas de areias e argilas nas orlas costeira e bacias sedimentares"Colégio Guadalupe, CorroiosOs prémios serão entregues aos vencedores, no Departamento de Geografia, no âmbito de uma palestra do ciclo "À conversa com geógrafos" no mês de Outubro de 2008.
quinta-feira, 22 de maio de 2008
quinta-feira, 15 de maio de 2008
quinta-feira, 8 de maio de 2008
Myanmar: autorizada ajuda aérea
A Junta Militar birmanesa aceitou uma ajuda de emergência dos Estados Unidos e concordou com a chegada de pelo menos um avião de transporte a RanguM, indicou esta quainta-feira um porta-voz da embaixada norte-americana em Banguecoque, escreve a Lusa.
«Eles deram permissão para que um C-130 vá a RanguM», declarou o porta-voz Michael Turner, adiantando que as modalidades do voo e a ajuda que será encaminhada ainda estavam a ser discutidas.
«Estamos a trabalhar (para saber) quem, onde e quando», disse. Nos últimos dias, os Estados Unidos têm pressionado a Junta Militar a aceitar a ajuda norte-americana devido à gravidade da situação no país resultante da passagem do ciclone Nargis na noite de sexta-feira para sábado.
A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, exortou quarta-feira a Birmânia a aceitar a ajuda internacional, afirmando que se tratava «não de uma questão política» mas de uma questão humanitária.
Seis dias depois da passagem do ciclone Nargis, ainda não foi passado qualquer visto e os trabalhadores humanitários continuam bloqueados no estrangeiro à espera de autorização para entrar na Birmânia para dar ajuda aos sobreviventes da passagem do Nargis por várias regiões do sul do país, da qual resultaram, segundo o regime birmanês, pelo menos 22.980 mortos e mais de 42.119 desaparecidos, segundo um balanço oficial provisório.
Quarta-feira, o regime militar da Birmânia designou um ministro para examinar os pedidos de vistos de trabalhadores humanitários estrangeiros.
In IOL
quarta-feira, 23 de abril de 2008
Documentos turma 9º C
Promover o Crescimento Económico
Investir no Turismo - construção de infra-estruturas como hotéis, restaurantes, aeroportos, áreas de comércio e de lazer; manter estabilidade politica e clima de paz, divulgando as belezas naturais do país.
Produção diversificada - de modo a garantir menor dependência externa e diminuir a necessidade de importar; criando um menor impacto na economia do país quando surgem variações de valor dos produtos internacionais; Produção agrícola suficiente para subsistência e exportação.
Desenvolver industria – de modo a assegurar o controle das actividades que envolvem os produtos, como transformação, embalagem e transporte; melhorando as vias de comunicação, saneamento publico e distribuição de electricidade.
Investir na Educação – obtendo formação profissional capaz de assegurar o desenvolvimento de todas as áreas do país (turismo, industria, agricultura, politica)
Diversificar os investimentos – de modo a ter um desenvolvimento em várias áreas simultaneamente, reforçando poder de compra e economia do país.
Perdão de divida externa.
Doações de fundos para construção de infra-estruturas. (habitação, aeroportos, hospitais, pontes, estradas)
Efectuar empréstimos com juros reduzidos.
Doações de alimentos, medicamentos, vestuário.
Auxilio militar para manutenção de paz. (desarmamento, policiamento).
Formação profissional (receber e alojar alunos; formar professores, policias, médicos, técnicos, engenheiros, cientistas, agricultores..)
Efectuar um “comércio justo”, certificando-se que os produtos adquiridos são produzidos com trabalhadores adultos e que recebem tratamento e salários dignos.
“ Dar um peixe a um homem, mata-lhe a fome por um dia. Dar-lhe uma cana e ensinar a pescar, alimenta-o para a vida” - Lao Tzu
segunda-feira, 21 de abril de 2008
2008 - Ano Europeu do Diálogo Intercultural
Os documentos utilizados na sala de aula..9º C
“ Gasto todo o dinheiro que tenho em medicamentos, no entanto não chega porque os doentes e as vítimas de ferimentos são muitas. Existem poucas condições de higiene e segurança, o povo passa fome, dorme à chuva e ao vento, sofre ainda da violência causada pelas minas terrestres. As pessoas saudáveis trabalham para ajudar as doentes, mas estas não param de aumentar, tornando-se um fardo e sobrecarregando os frágeis recursos de saúde.” – Médico Africano.
Os obstáculos ao desenvolvimento
sábado, 19 de abril de 2008
2008 - Ano Europeu do Diálogo Intercultural
domingo, 13 de abril de 2008
Jogo das Nações Unidas
quinta-feira, 3 de abril de 2008
Saúde
O estado de saúde da população do Mundo tem vindo a melhorar. Com os avanços na ciência e as campanhas de vacinação, têm sido erradicadas muitas doenças. Com estas melhorias, irá se dar um aumento da esperança média de vida à nascença. Mas fenómenos como a pobreza, a alimentação “deficiente”, doenças, a falta de higiene e ausência de água potável fazem com que a esperança média de vida em alguns países não atinja os valores dos países desenvolvidos, que têm uma esperança média de vida acima dos 70 anos.
Estilo de vida
Estilo de vida é uma expressão moderna que se refere à estratificação da sociedade por meio de aspectos comportamentais, expressos geralmente sob a forma de padrões de consumo: rotina ou uma forma de vida adaptada ao dia-a-dia. O estilo de vida varia de pessoa para pessoa, na saúde também é da mesma forma, algumas pessoas consomem uma alimentação rica em fibras e minerais, outras descuidam totalmente de sua alimentação e assim podendo até ficar obesa. O estilo de vida também é definido por roupas, linguagem, cultura, livros, de uma pessoa, grupo ou sociedade.
A saúde sexual refere-se às áreas da medicina envolvidas com a reprodução humana e comportamento sexual, as doenças sexualmente transmissíveis, os métodos contraceptivos, entre outros.
Imagem de cuidados que temos de ter em relação à nossa saúde
Consulte estes lugares sempre que precisar
Trabalho realizado por:
Cátia Soares, nº 1, 9º C
sábado, 29 de março de 2008
Obessidade - os seus riscos
"Mais de oitenta e sete por cento dos doentes portugueses com excesso de peso em risco cardiovascular não têm o acompanhamento médico adequado. Dos que são acompanhados por um profissional, 47,9 por cento referem-se ao médico de clínica geral, 32,2 por cento a um nutricionista, 18,2 por cento a um farmacêutico, 14,1 por cento a um endocrinologista e 2,4 por cento a acompanhamento psicológico. Jácome de Castro, médico endocrinologista do Hospital Militar de Lisboa e investigador da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo e da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade, disse ao Ciência Hoje que os números são preocupantes e que está na altura da sociedade encarar a obesidade e o excesso de peso como doenças crónicas. A estratégia, defende, passa por mais e melhor sensibilização, fármacos comparticipados e uma mudança de mentalidades."
in http://www.cienciahoje.pt 2008-03-07
terça-feira, 11 de março de 2008
Galp moderniza refinarias de Sines e Matosinhos
O primeiro-ministro, José Sócrates, preside esta segunda-feira à cerimónia de assinatura de contratos de investimento da Galp Energia para a modernização das refinarias de Sines e Matosinhos - projectos que vão ascender a 1059 milhões de euros.Na sessão, em que a Galp Energia apresenta o seu plano de investimentos, estará também presente o ministro da Economia, Manuel Pinho.Os contratos de investimento da Galp Energia para a modernização das refinarias de Sines e Matosinhos foram aprovados quinta-feira em Conselho de Ministros e serão formalizados entre a AICEP, em representação do Estado, a Galp Energia e a sua subsidiária Petrogal.Segundo o executivo, a resolução aprovada quinta-feira incluiu as minutas do contrato de investimento, prevendo novas unidades de conversão que vão permitir transformar fracções mais pesadas de crude em destilados leves e médios.Ainda de acordo com as estimativas do Governo, o investimento da Galp Energia deverá permitir criar 150 postos de trabalho e alargar a capacidade de refinação da Petrogal.A produção adicional de gasóleo deve ser de 2.500 mil toneladas por ano e o projecto permitirá reduzir a despesa energética com o exterior.
in TVNET - 2008-03-10
quinta-feira, 6 de março de 2008
Desigualdades entre pessoas de várias raças
Neste mundo existe muita gente racista… Porquê tanto racismo? Não são pessoas iguais às outras? Só por terem uma cor diferente não quer dizer nada de nada… Por dentro podem ser melhor que as outras… Qual o porquê de julgar aqueles que têm cor diferente ou aquele que tem problemas motores? Se querem julgar as pessoas façam isso sim com aqueles criminosos e não por aqueles que são sinceros, honestos, dignos…
POBREZA EM ANGOLA
DEFICIÊNCIA
POBREZA
FOME
Respondam agora:
Devemos ou não ser racista? Justifica a tua resposta.
Devemos diferenciar os outros pela sua raça ou língua? Porquê?
Pessoas que sejam negras ou que tenham problemas motores devem ser deixadas de parte sem poder participar em qualquer actividade como as pessoas cuja ditas normais? Justifica a tua resposta.
Devemos ou não ajudar as pessoas carenciadas? Explica porquê?
Devemos colaborar em instituições de idosos e também em instituições de crianças deficientes, em orfanatos, entre outros?
Imagens e textos enviados por: Cátia Soares, nº 1, turma 9ºC
terça-feira, 4 de março de 2008
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008
Reino Unido: Sismo mais forte dos últimos 25 anos, com 5,3 graus Richter abanou várias partes do país
"Londres, 27 Fev (Lusa) - O Reino Unido foi hoje abalado pelo sismo mais forte dos últimos 25 anos, com uma magnitude de 5,3 graus na escala aberta de Richter, que fez casas abanassem em várias partes do país, segundo a BBC.
A cadeia de britânica de notícias adianta que o sismo sentido pouco antes das 01:00 locais de hoje (mesma hora em Lisboa) foi sentido em Newcastle, Yorkshire, Londres, Manchester, Midlands e Norfolk, bem como em partes de Gales.
Um homem ficou ferido quando uma chaminé ruiu em South South Yorkshire, tendo sido transportado para o hospital, segundo a BBC.
O Instituto Geológico britânico (BGS) referiu que o epicentro do sismo, de uma magnitude de 5,3 na escala aberta de Richter, se localizou perto de Market Rasen, Lincolnshire, leste dos Midlands.
Um porta-voz da polícia de Lincolnshire afirmou que foram recebidos dezenas de telefonemas de residentes, mas que não há registo de qualquer ferido no condado.
"Há ligeiros danos nas estruturas, fendas e algumas chaminés danificadas. Mas de momento não há nada de grave", disse.
Mike Thomas, chefe dos bombeiros de Lincolnshire, disse ter sido chamado a 50 incidentes e a um fogo na sequência do sismo.
Em declarações à BBC, Brian Baptie, do BGS, afirmou que um sismo deste tipo ocorre em cada 20 anos no Reino Unido.
O BGS registou uma réplica do sismo, com uma magnitude de 1,8, cerca das 04:00 locais."
fonte MV Lusa/Fim
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008
Biodiesel: da fritadeira para o camião do lixo
Cerca de 20 mil litros de combustível utilizado resultam de óleos alimentares
A utilização de biodiesel na frota de carros do lixo, no concelho de Sintra, atingiu em 2007 os 29 mil litros, cinco por cento do combustível utilizado para o milhão e meio de quilómetros que as 53 viaturas percorreram, escreve a Lusa.
Dos 567 mil litros de combustível utilizado pelas 53 viaturas, 20 mil resultam da produção de biodiesel através de Óleos Alimentares Utilizados (OAU), projecto inovador que a Higiene Pública Empresa Municipal (HPEM) de Sintra abraçou em 2003, com a colocação de oleões em diversas escolas do concelho de Sintra.
A recolha destes óleos nas cantinas das escolas do concelho e nos 23 oleões ao dispor da população permitiram, em 2007, a transformação de 37.370 litros de OAU em biodiesel na unidade fabril Diesel Base, em Setúbal.
Segundo o presidente do Conselho de Administração da HPEM, Rui Caetano, este projecto tem como objectivos «reduzir as emissões de gases com efeito estufa como o dióxido de carbono» e diminuir «a quantidade de óleos e gorduras nas águas residuais», não sendo por isso de estranhar que os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra sejam um dos parceiros do projecto.
Mas a utilização de 20 mil litros de biodiesel na frota de carros de recolha de lixo não tem grande repercussão no orçamento desta empresa municipal que, em 2007, poupou 2.900 euros com esta operação, dado que, segundo Rui Caetano, «o biodiesel custa dez cêntimos a menos que o preço de venda ao público do gasóleo».
«O objectivo é um ganho ecológico sem custos e sempre são 20 mil litros de gasóleo que não são usados. Quanto mais óleo conseguirmos retirar menos gordura temos nas águas e quanto mais biodiesel utilizarmos mais diminuímos as emissões de dióxido de carbono», disse à Lusa, Rui Caetano.
Segundo este responsável, o biodiesel «é menos poluente que os combustíveis derivados do petróleo pois o dióxido de carbono que liberta é o equivalente àquele que os cereais receberam durante o seu tempo de vida».
«A base do petróleo em si é feita de carbono, logo, ao ser queimado é lógico que este seja libertado para o ar», explicou este engenheiro da HPEM.
No entanto, para Rui Caetano o biodiesel dificilmente poderá ser uma alternativa «em larga escala aos derivados do petróleo», dado que «a quantidade de óleo utilizado actualmente no mundo não é suficiente para a sua produção em grandes quantidades».
Para Rui Caetano, «o ideal seria produzir combustível a partir de lixo», lembrando o filme «O regresso ao Futuro», no qual o veículo conduzido pelo actor Michael J. Fox era movido a lixo. «Não é teoricamente impossível», adiantou, rindo-se, Rui Caetano.
in notícias IOL
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008
Mau tempo afecta região de Lisboa
in noticias IOL
Veja Fotos aqui: http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=916931&div_id=291#
domingo, 17 de fevereiro de 2008
Eco Tour 2008
Eco Tour 2008 arranca a 15 de Fevereiro, em Sintra
André Sardet vai iniciar no próximo dia 15 de Fevereiro, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, a Eco Tour 2008, uma digressão cujo objectivo é alertar para a defesa do meio-ambiente.
Reduzir a energia consumida nos espectáculos, diminuir a emissão de CO2 utilizando viaturas e geradores de corrente eléctrica «amigos do ambiente», promover os espectáculos com materiais provenientes de reciclagem, e separar e colocar em Eco Pontos todo o lixo gerado nos espectáculos, são as propostas de André Sardet para esta tournée.
Da iniciativa fazem ainda parte alguns encontros com jovens de várias escolas por todo o país de forma a discutir o problema da destruição do meio-ambiente. O primeiro encontro é já na próxima segunda-feira, 11 de Fevereiro, pelas 14h30, no Centro Cultural Olga Cadaval, com alunos de escolas do concelho de Sintra.
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008
Dia da Internet Segura
"Dia da Internet Segura pretende diagnosticar os perigos da rede
Esta terça-feira é dia da Internet Segura, uma oportunidade para se discutirem assuntos cada vez mais importantes do quotidiano. Pretende-se chamar a atenção dos pais e professores, bem como dos próprios jovens, para os riscos resultantes do uso das tecnologias da informação.
Em Portugal existe o projecto Internet Segura, que coopera com a rede INSAFE desde 2004, mas grande parte do mérito da realização desta reflexão deve-se ao esforço de associações não governamentais, como a Associação de Mulheres Contra a Violência e o site Miúdos Seguros Na Net.
O coordenador do Miúdos Seguros, Tito de Morais, diagnosticou ao PortugalDiário os grandes perigos no acesso à Internet: «Existem sempre riscos, por isso considero que este será o dia da Internet mais segura. Existem Cinco C`s, que representam os perigos principais:
Os conteúdos, que se referem à falta de responsabilização, dado que qualquer um pode escrever o que quiser na Net; os contactos, que são um potencial aliciante para conhecimento de outras pessoas, com a potencial transformação da realidade virtual e real; o comércio, dado que para fazer compras basta ter um telemóvel; os comportamentos, relacionados com a dependência, utilização excessiva e cyber-bullying; e finalmente o copy-right, relacionado com os downloads ilegais e o plágio de textos no campos da educação».
Tito de Morais conta que lançou o site depois de deparar que, em Portugal, a informação sobre os perigos na Net era escassa. É neste âmbito que tem trabalhado desde 2003, não só através da sua presença na Internet (a partir de Março de 2004), mas também em muitas acções de formação, nomeadamente em escolas, mas também em hospitais. «Trata-se de um projecto pessoal e familiar, mas que tem tido crescente receptividade», revela, informando que a newsletter do seu site mais de seis mil subscritores.
Campanha nacional
Estes riscos serão discutidos em vários «workshops» dirigidos a jovens que se realizam durante esta terça-feira em vários pontos do país. As sessões de esclarecimento visam discutir as vantagens e riscos de redes sociais criadas por exemplo pelos sites MSN Messenger, Hi5, Orkut, Face Book, Skype, Google Talk.
A iniciativa foi organizada por uma plataforma que inclui o Instituto Português da Juventude, Associação de Mulheres Contra a Violência, EuKids Online/Portugal, Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, o Consórcio «Internet Segura», a associação de defesa dos consumidores DECO, o Miúdos Seguros Na.Net e a Polícia Judiciária. "
Noticia in IOL 2008/02/12
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008
Concurso Rosa-dos-Ventos
Os alunos do 7º ano, da Escola Básica 2/3 de Perafita, construiram ao longo do 1º periodo várias rosas-dos-ventos nos mais diversos materiais, tendo sido realizada uma exposição com todos os participantes durante o mês de Janeiro.
Aqui estão as fotos de algumas Rosas-dos-Ventos, em breve será publicado as fotos dos vencedores.
Aqui estão os professores estagiários ao lado da exposição que montaram.
aqui estão as rosas-dos-ventos
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008
Quercus TV
A Querscus lançou uma estação de TV on-line disponivel 24 horas por dia.
Link colocado no Blog do lado esquerdo
terça-feira, 5 de fevereiro de 2008
Ambiente/Porto: Ecofone recolheu 210 toneladas/mês de lixo reciclável, em 2007
- O Ecofone, actualmente com 3500 clientes, recolhe mensalmente cerca de 210 toneladas de lixo para reciclar na cidade do Porto, revelou hoje à Lusa Paulo Rodrigues, da Lipor - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto.
Porto, 11 Jan (Lusa) - O Ecofone, actualmente com 3500 clientes, recolhe mensalmente cerca de 210 toneladas de lixo para reciclar na cidade do Porto, revelou hoje à Lusa Paulo Rodrigues, da Lipor - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto.O Ecofone, criado em 2000, é um serviço de recolha de resíduos recicláveis que a Lipor disponibiliza à população residente no Porto.O pedido é feito pelo telefone e a recolha é efectuada, quer em casa de particulares, quer em empresas, com os resíduos a serem recolhidos desde que se acumulem dez quilos."É um serviço de referência que tem vindo a crescer", afirmou Paulo Rodrigues, do Departamento de Novos Projectos da Lipor.Em 2007, adiantou o responsável, o Ecofone recolheu uma média mensal de 110 toneladas de papel e cartão, 80 toneladas de vidro e 20 toneladas de embalagens de plástico e metal, que a Lipor considerou como "valores muito bons".O serviço, que conta com sete equipas, está disponível de segunda-feira a sábado, sendo que nos dias de semana decorre entre as 07:00 e as 22:00, e aos sábados até às 16:00.Segundo Paulo Rodrigues, a quantidade de resíduos recolhidos pela Lipor é cada vez maior, mas também é cada vez maior a produção de resíduos recicláveis."O principal objectivo é reduzir a produção destes resíduos", disse o responsável, sustentando que a Lipor pretende apostar na "prevenção da produção" deste lixo, tomando medidas que contrariem esta tendência.Para seguir este objectivo, a Lipor está a desenvolver um projecto com um prazo de implementação alargado que visa "produzir menos 100Kg de resíduos por pessoa/ano" na região.Esta iniciativa, que teve origem num projecto europeu da Associação das Cidades e Regiões para a Reciclagem (ACR+) é, para a Lipor, "um desafio aliciante, tendo em conta que cada português produz cerca de 500 quilos de resíduos por ano".O trabalho no terreno, que teve início no final de 2006, incide em três zonas "piloto", que têm características diferentes em termos de densidade populacional, envolvente ambiental e estilos de vida da população.S. Pedro de Rates, na Póvoa de Varzim, parte da freguesia de Espinho e a zona das Sete Bicas, na freguesia da Senhora da Hora, Matosinhos, foram os locais escolhidos.JAP.
Fonte: Agencia Lusa
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008
Urso polar no centro de Washington?
O activista do Greenpeace, Tom Wetterer, foi detido esta tarde, em Washington, depois de se ter vestido de urso polar e se ter colocado dentro de um barco à porta do edifício do Departamento do Interior, nos Estados Unidos.
Tom Wetterer protestava contra a administração Bush pelo atraso na emissão de uma «Lei de Espécies em Perigo» para os ursos polares devido aos efeitos do aquecimento global. O activista esteve vestido dentro de um fato de urso, dentro de um barco, num pequeno lago junto ao edifício, e empenhava um cartaz que dizia: «Os barcos flutuam, os ursos não».
quinta-feira, 31 de janeiro de 2008
sábado, 26 de janeiro de 2008
Contaminação Atmosférica
Nos dias de hoje, cada vez mais a indústria evolui e a revolução acontece. Inevitavelmente, de dia para dia, a contaminação atmosférica é uma realidade, uma realidade criada pela actividade humana e que, constantemente, altera a composição natural da atmosfera com a incessante acumulação de gases que provocam o efeito estufa, o que poderá originar, mais tarde ou mais cedo, problemas graves como o conhecido aquecimento global.
Concretamente, o nosso grupo de Geografia pretende dar a conhecer a todos os alunos este problema da actualidade pormenorizadamente, pois, afinal de contas, é uma situação grave que coloca em causa toda a humanidade. Não é por acaso que os especialistas prevêem, nos próximos cem anos, aumentos de temperaturas mundiais entre 1 º a 3.5 ºC.
Vamos, então, ver este trabalho acerca da Contaminação Atmosférica…
SMOG
Efeitos da Poluição do Ar
Além dos impactos na atmosfera do planeta Terra, os gases afectam a saúde de habitantes residentes nas mais diversas cidades mundiais, principalmente nas que possuem meios industriais evoluídos.
As principais fontes de emissão de gases prejudiciais e que contaminam cidades, provêm da actividade humana e contribuem para o aquecimento global e o aumento do buraco da camada do ozono.
Concentração da Poluição nas Cidades
Fontes Poluidoras
A queima de resíduos urbanos, industriais, agrícolas e florestais, feita muitas vezes, em situações incontroladas. A queima de resíduos de explosivos, resinas, tintas, plásticos e pneus é responsável pela emissão de compostos perigosos;
Os fogos florestais são, nos últimos anos, responsáveis por emissões significativas de CO2;
O uso de fertilizantes e o excesso de concentração agropecuária, são os principais contribuintes para as emissões de metano, amoníaco e N2O;
As indústrias de minerais não metálicos, a siderurgia, as pedreiras e áreas em construção, são fontes importantes de emissões de partículas.
Fontes Móveis: As fontes móveis, sobretudo os transportes rodoviários, são uma fonte importante de poluentes, essencialmente devido às emissões dos gases de escape, mas também como resultado da evaporação de combustíveis. São os principais emissores de NOx e CO, importantes emissores de CO2 e de COV, além de serem responsáveis pela emissão de poluentes específicos como o chumbo.
Cuidados a Tomar
Actividade Industrial - Utilização de tecnologias e de métodos de trabalho apropriados para a redução da poluição industrial.
Circulação Rodoviária - Melhoria da qualidade dos carburantes (diminuição do teor de chumbo).
Uso de energias não poluentes (solar, eólica, etc.)
Aplicação de medidas que limitem a circulação.
Conclusão
Este foi um trabalho feito com bastante dedicação e com o objectivo de informar melhor todos os alunos acerca das causas da poluição atmosférica.
Trabalho realizado por alunos do 9º B
Barbara Faria
Marlene Valente
Rita Maia
Tiago Cunha
sexta-feira, 25 de janeiro de 2008
CHUVAS ÁCIDAS
Neste trabalho iremos falar dos graves
problemas causados pelas chuvas
Ácidas.
Estas chuvas surgem pela poluição
atmosférica e a de cunho químico,
tais como o óxido de amoníaco e o dióxido
de enxofre que são expelidos por
fábricas que utilizam carvão e
hidrocarbonetos.
São estas concentrações de ácido na
atmosfera que vão causar as chuvas
ácidas, estas ao caírem na superfície
terrestre causam impressionantes
estragos e alteram a composição das
águas dos rios e lagos, corrosão nos
monumentos, estátuas, vegetação e
Formação das Chuvas àcidas
florestas.
Os poluentes presentes na chuva ácida
são produzidos pela combustão de carvão
mineral, petróleo e seus derivados. São
principalmente o dióxido de enxofre e o
dióxido de nitrogénio.
Em contacto com o vapor de água da
atmosfera, esses poluentes podem ainda
produzir outras substâncias por meio de
reacções químicas. O dióxido de enxofre,
por exemplo, reagindo com a água, pode
formar o ácido sulfúrico. O dióxido de
nitrogénio, por sua vez, pode produzir o
ácido nítrico. As duas substâncias
resultantes são tóxicas e prejudiciais
quando precipitadas.
Efeitos das Chuvas Àcidas
Nas florestas:
Muitos cientistas e pessoas especialistas
em florestas têm vindo a reparar que
muitas árvores de algumas florestas não
crescem como deveriam de crescer e que
as suas folhas em vez de serem saudáveis
ficam castanhas acabando assim por cair.
Alguns investigadores supõem que a
chuva ácida não é a responsável pela
morte das árvores, mas sim o
enfraquecimento das árvores matando as
suas folhas, limitando os nutrientes de que
necessita ou adulterando o solo com
substâncias tóxicas.
A chuva ácida pode causar a libertação de
substâncias tóxicas como o alumínio no
solo, sendo assim muito perigoso para as
plantas.
Nas águas:
O efeito da chuva ácida é facilmente
visível em meios aquáticos como lagos,
rios ou pântanos, para onde a chuva ácida
Vai escorrer depois de cair sobre florestas,
campos, estradas ou construções. A maior
parte dos rios e lagos tem um pH entre 6
e 8, no entanto, se os solos e mesmo a
água não têm a capacidade de neutralizar
a chuva ácida, o pH dos lagos pode atingir
Valores perto de 5.
Este fenómeno pode levar à morte
de todos os organismos que habitam nos
meios aquáticos.
Nas construções:
A chuva ácida é responsável pela
corrosão de pedra, metal ou tinta.
Praticamente todos os materiais
expostos à chuva e ao vento durante
muito tempo degradam-se
gradualmente. A chuva ácida vai
acelerar esse processo, destruindo
estátuas, prédios ou monumentos.
Reparar os estragos causados pela
chuva ácida em casas e prédios pode
ser muito caro. Além do mais,
muitos monumentos encontram-se já
muito degradados e sua recuperação
é impossível.
Vamos agora salientar alguns exemplos de localizações das chuvas ácidas e os seus estragos
•Canadá: nove rios já não permitem a reprodução da truta ou do salmão;
•Reino unido: florestas danificadas;
•Noruega: 80% dos lagos estão mortos;
•Suécia: 20 000 lagos acidificados sem peixe;
•Grécia: está ameaçada pela poluição;
•Estados Unidos: milhões de dólares gastos para reparar a estátua da liberdade;
•florestas ameaçadas; e lagos com pH inferior a 5.
•Africa do Sul: suspeita-se de que as chuvas ácidas danifiquem casas e vegetações;
•Índia: muitos edifícios estão a ser danificados pela poluição industrial.
Para preservar o ambiente e acabar com estas chuvas perigosas é necessário:
•Colocar filtros nas fábricas e nos transportes para diminuir o nível de poluição atmosférica;
• Evitar de usar constantemente os nossos transportes para ir para sítios muito próximos e andar em transportes públicos;
• Deixar de consumir tabaco porque este polui também a atmosfera;