Logotipo Geo-Blog

Logotipo Geo-Blog

sábado, 26 de janeiro de 2008

Contaminação Atmosférica

Introdução

Nos dias de hoje, cada vez mais a indústria evolui e a revolução acontece. Inevitavelmente, de dia para dia, a contaminação atmosférica é uma realidade, uma realidade criada pela actividade humana e que, constantemente, altera a composição natural da atmosfera com a incessante acumulação de gases que provocam o efeito estufa, o que poderá originar, mais tarde ou mais cedo, problemas graves como o conhecido aquecimento global.

Concretamente, o nosso grupo de Geografia pretende dar a conhecer a todos os alunos este problema da actualidade pormenorizadamente, pois, afinal de contas, é uma situação grave que coloca em causa toda a humanidade. Não é por acaso que os especialistas prevêem, nos próximos cem anos, aumentos de temperaturas mundiais entre 1 º a 3.5 ºC.


Vamos, então, ver este trabalho acerca da Contaminação Atmosférica…


SMOG

Efeitos da Poluição do Ar

Além dos impactos na atmosfera do planeta Terra, os gases afectam a saúde de habitantes residentes nas mais diversas cidades mundiais, principalmente nas que possuem meios industriais evoluídos.
As principais fontes de emissão de gases prejudiciais e que contaminam cidades, provêm da actividade humana e contribuem para o aquecimento global e o aumento do buraco da camada do ozono.




Concentração da Poluição nas Cidades

Fontes Poluidoras

A queima de resíduos urbanos, industriais, agrícolas e florestais, feita muitas vezes, em situações incontroladas. A queima de resíduos de explosivos, resinas, tintas, plásticos e pneus é responsável pela emissão de compostos perigosos;
Os fogos florestais são, nos últimos anos, responsáveis por emissões significativas de CO2;

O uso de fertilizantes e o excesso de concentração agropecuária, são os principais contribuintes para as emissões de metano, amoníaco e N2O;

As indústrias de minerais não metálicos, a siderurgia, as pedreiras e áreas em construção, são fontes importantes de emissões de partículas.

Fontes Móveis: As fontes móveis, sobretudo os transportes rodoviários, são uma fonte importante de poluentes, essencialmente devido às emissões dos gases de escape, mas também como resultado da evaporação de combustíveis. São os principais emissores de NOx e CO, importantes emissores de CO2 e de COV, além de serem responsáveis pela emissão de poluentes específicos como o chumbo.

Cuidados a Tomar

Actividade Industrial - Utilização de tecnologias e de métodos de trabalho apropriados para a redução da poluição industrial.

Circulação Rodoviária - Melhoria da qualidade dos carburantes (diminuição do teor de chumbo).
Uso de energias não poluentes (solar, eólica, etc.)
Aplicação de medidas que limitem a circulação.




Conclusão

Este foi um trabalho feito com bastante dedicação e com o objectivo de informar melhor todos os alunos acerca das causas da poluição atmosférica.

Trabalho realizado por alunos do 9º B
Barbara Faria
Marlene Valente
Rita Maia
Tiago Cunha

1 comentário:

Anónimo disse...

Ajudou imenso no meu trabalho. Obrigada.