Logotipo Geo-Blog

Logotipo Geo-Blog

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Dia da Internet Segura

Hoje celebra-se o Dia da Internet Segura!


"Dia da Internet Segura pretende diagnosticar os perigos da rede

Esta terça-feira é dia da Internet Segura, uma oportunidade para se discutirem assuntos cada vez mais importantes do quotidiano. Pretende-se chamar a atenção dos pais e professores, bem como dos próprios jovens, para os riscos resultantes do uso das tecnologias da informação.

Em Portugal existe o projecto Internet Segura, que coopera com a rede INSAFE desde 2004, mas grande parte do mérito da realização desta reflexão deve-se ao esforço de associações não governamentais, como a Associação de Mulheres Contra a Violência e o site Miúdos Seguros Na Net.

O coordenador do Miúdos Seguros, Tito de Morais, diagnosticou ao PortugalDiário os grandes perigos no acesso à Internet: «Existem sempre riscos, por isso considero que este será o dia da Internet mais segura. Existem Cinco C`s, que representam os perigos principais:

Os conteúdos, que se referem à falta de responsabilização, dado que qualquer um pode escrever o que quiser na Net; os contactos, que são um potencial aliciante para conhecimento de outras pessoas, com a potencial transformação da realidade virtual e real; o comércio, dado que para fazer compras basta ter um telemóvel; os comportamentos, relacionados com a dependência, utilização excessiva e cyber-bullying; e finalmente o copy-right, relacionado com os downloads ilegais e o plágio de textos no campos da educação».

Tito de Morais conta que lançou o site depois de deparar que, em Portugal, a informação sobre os perigos na Net era escassa. É neste âmbito que tem trabalhado desde 2003, não só através da sua presença na Internet (a partir de Março de 2004), mas também em muitas acções de formação, nomeadamente em escolas, mas também em hospitais. «Trata-se de um projecto pessoal e familiar, mas que tem tido crescente receptividade», revela, informando que a newsletter do seu site mais de seis mil subscritores.

Campanha nacional

Estes riscos serão discutidos em vários «workshops» dirigidos a jovens que se realizam durante esta terça-feira em vários pontos do país. As sessões de esclarecimento visam discutir as vantagens e
riscos de redes sociais criadas por exemplo pelos sites MSN Messenger, Hi5, Orkut, Face Book, Skype, Google Talk.

A iniciativa foi organizada por uma plataforma que inclui o Instituto Português da Juventude, Associação de Mulheres Contra a Violência, EuKids Online/Portugal, Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, o Consórcio «Internet Segura», a associação de defesa dos consumidores DECO, o Miúdos Seguros Na.Net e a Polícia Judiciária. "

Noticia in IOL 2008/02/12



Sem comentários: