Logotipo Geo-Blog

Logotipo Geo-Blog

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Reino Unido: Sismo mais forte dos últimos 25 anos, com 5,3 graus Richter abanou várias partes do país

Reino Unido: Sismo mais forte dos últimos 25 anos, com 5,3 graus Richter abanou várias partes do país

"Londres, 27 Fev (Lusa) - O Reino Unido foi hoje abalado pelo sismo mais forte dos últimos 25 anos, com uma magnitude de 5,3 graus na escala aberta de Richter, que fez casas abanassem em várias partes do país, segundo a BBC.
A cadeia de britânica de notícias adianta que o sismo sentido pouco antes das 01:00 locais de hoje (mesma hora em Lisboa) foi sentido em Newcastle, Yorkshire, Londres, Manchester, Midlands e Norfolk, bem como em partes de Gales.
Um homem ficou ferido quando uma chaminé ruiu em South South Yorkshire, tendo sido transportado para o hospital, segundo a BBC.
O Instituto Geológico britânico (BGS) referiu que o epicentro do sismo, de uma magnitude de 5,3 na escala aberta de Richter, se localizou perto de Market Rasen, Lincolnshire, leste dos Midlands.
Um porta-voz da polícia de Lincolnshire afirmou que foram recebidos dezenas de telefonemas de residentes, mas que não há registo de qualquer ferido no condado.
"Há ligeiros danos nas estruturas, fendas e algumas chaminés danificadas. Mas de momento não há nada de grave", disse.
Mike Thomas, chefe dos bombeiros de Lincolnshire, disse ter sido chamado a 50 incidentes e a um fogo na sequência do sismo.
Em declarações à BBC, Brian Baptie, do BGS, afirmou que um sismo deste tipo ocorre em cada 20 anos no Reino Unido.
O BGS registou uma réplica do sismo, com uma magnitude de 1,8, cerca das 04:00 locais."
fonte MV Lusa/Fim

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Biodiesel: da fritadeira para o camião do lixo

Biodiesel: da fritadeira para o camião do lixo

Cerca de 20 mil litros de combustível utilizado resultam de óleos alimentares

A utilização de biodiesel na frota de carros do lixo, no concelho de Sintra, atingiu em 2007 os 29 mil litros, cinco por cento do combustível utilizado para o milhão e meio de quilómetros que as 53 viaturas percorreram, escreve a Lusa.
Dos 567 mil litros de combustível utilizado pelas 53 viaturas, 20 mil resultam da produção de biodiesel através de Óleos Alimentares Utilizados (OAU), projecto inovador que a Higiene Pública Empresa Municipal (HPEM) de Sintra abraçou em 2003, com a colocação de oleões em diversas escolas do concelho de Sintra.
A recolha destes óleos nas cantinas das escolas do concelho e nos 23 oleões ao dispor da população permitiram, em 2007, a transformação de 37.370 litros de OAU em biodiesel na unidade fabril Diesel Base, em Setúbal.
Segundo o presidente do Conselho de Administração da HPEM, Rui Caetano, este projecto tem como objectivos «reduzir as emissões de gases com efeito estufa como o dióxido de carbono» e diminuir «a quantidade de óleos e gorduras nas águas residuais», não sendo por isso de estranhar que os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra sejam um dos parceiros do projecto.

Mas a utilização de 20 mil litros de biodiesel na frota de carros de recolha de lixo não tem grande repercussão no orçamento desta empresa municipal que, em 2007, poupou 2.900 euros com esta operação, dado que, segundo Rui Caetano, «o biodiesel custa dez cêntimos a menos que o preço de venda ao público do gasóleo».
«O objectivo é um ganho ecológico sem custos e sempre são 20 mil litros de gasóleo que não são usados. Quanto mais óleo conseguirmos retirar menos gordura temos nas águas e quanto mais biodiesel utilizarmos mais diminuímos as emissões de dióxido de carbono», disse à Lusa, Rui Caetano.
Segundo este responsável, o biodiesel «é menos poluente que os combustíveis derivados do petróleo pois o dióxido de carbono que liberta é o equivalente àquele que os cereais receberam durante o seu tempo de vida».
«A base do petróleo em si é feita de carbono, logo, ao ser queimado é lógico que este seja libertado para o ar», explicou este engenheiro da HPEM.
No entanto, para Rui Caetano o biodiesel dificilmente poderá ser uma alternativa «em larga escala aos derivados do petróleo», dado que «a quantidade de óleo utilizado actualmente no mundo não é suficiente para a sua produção em grandes quantidades».
Para Rui Caetano, «o ideal seria produzir combustível a partir de lixo», lembrando o filme «O regresso ao Futuro», no qual o veículo conduzido pelo actor Michael J. Fox era movido a lixo. «Não é teoricamente impossível», adiantou, rindo-se, Rui Caetano.


in notícias IOL

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Mau tempo afecta região de Lisboa

"Chuva intensa e vento forte varreram o vale do Tejo. 3 perderam a vida e uma está desaparecida. Há muitos desalojados e prejuízos a apurar " -


in noticias IOL

Veja Fotos aqui: http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=916931&div_id=291#

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Eco Tour 2008

André Sardet em digressão pelo meio-ambiente
Eco Tour 2008 arranca a 15 de Fevereiro, em Sintra

André Sardet vai iniciar no próximo dia 15 de Fevereiro, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, a Eco Tour 2008, uma digressão cujo objectivo é alertar para a defesa do meio-ambiente.
Reduzir a energia consumida nos espectáculos, diminuir a emissão de CO2 utilizando viaturas e geradores de corrente eléctrica «amigos do ambiente», promover os espectáculos com materiais provenientes de reciclagem, e separar e colocar em Eco Pontos todo o lixo gerado nos espectáculos, são as propostas de André Sardet para esta tournée.
Da iniciativa fazem ainda parte alguns encontros com jovens de várias escolas por todo o país de forma a discutir o problema da destruição do meio-ambiente. O primeiro encontro é já na próxima segunda-feira, 11 de Fevereiro, pelas 14h30, no Centro Cultural Olga Cadaval, com alunos de escolas do concelho de Sintra.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Dia da Internet Segura

Hoje celebra-se o Dia da Internet Segura!


"Dia da Internet Segura pretende diagnosticar os perigos da rede

Esta terça-feira é dia da Internet Segura, uma oportunidade para se discutirem assuntos cada vez mais importantes do quotidiano. Pretende-se chamar a atenção dos pais e professores, bem como dos próprios jovens, para os riscos resultantes do uso das tecnologias da informação.

Em Portugal existe o projecto Internet Segura, que coopera com a rede INSAFE desde 2004, mas grande parte do mérito da realização desta reflexão deve-se ao esforço de associações não governamentais, como a Associação de Mulheres Contra a Violência e o site Miúdos Seguros Na Net.

O coordenador do Miúdos Seguros, Tito de Morais, diagnosticou ao PortugalDiário os grandes perigos no acesso à Internet: «Existem sempre riscos, por isso considero que este será o dia da Internet mais segura. Existem Cinco C`s, que representam os perigos principais:

Os conteúdos, que se referem à falta de responsabilização, dado que qualquer um pode escrever o que quiser na Net; os contactos, que são um potencial aliciante para conhecimento de outras pessoas, com a potencial transformação da realidade virtual e real; o comércio, dado que para fazer compras basta ter um telemóvel; os comportamentos, relacionados com a dependência, utilização excessiva e cyber-bullying; e finalmente o copy-right, relacionado com os downloads ilegais e o plágio de textos no campos da educação».

Tito de Morais conta que lançou o site depois de deparar que, em Portugal, a informação sobre os perigos na Net era escassa. É neste âmbito que tem trabalhado desde 2003, não só através da sua presença na Internet (a partir de Março de 2004), mas também em muitas acções de formação, nomeadamente em escolas, mas também em hospitais. «Trata-se de um projecto pessoal e familiar, mas que tem tido crescente receptividade», revela, informando que a newsletter do seu site mais de seis mil subscritores.

Campanha nacional

Estes riscos serão discutidos em vários «workshops» dirigidos a jovens que se realizam durante esta terça-feira em vários pontos do país. As sessões de esclarecimento visam discutir as vantagens e
riscos de redes sociais criadas por exemplo pelos sites MSN Messenger, Hi5, Orkut, Face Book, Skype, Google Talk.

A iniciativa foi organizada por uma plataforma que inclui o Instituto Português da Juventude, Associação de Mulheres Contra a Violência, EuKids Online/Portugal, Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, o Consórcio «Internet Segura», a associação de defesa dos consumidores DECO, o Miúdos Seguros Na.Net e a Polícia Judiciária. "

Noticia in IOL 2008/02/12



segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Poluição atmosférica


Na tua opinião, de que forma podem ser resolvidas as consequências da poluição atmosférica?

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Concurso Rosa-dos-Ventos

Já se pode considerar "tradição" a realização de um Concurso da Rosa-dos-Ventos.
Os alunos do 7º ano, da Escola Básica 2/3 de Perafita, construiram ao longo do 1º periodo várias rosas-dos-ventos nos mais diversos materiais, tendo sido realizada uma exposição com todos os participantes durante o mês de Janeiro.

Aqui estão as fotos de algumas Rosas-dos-Ventos, em breve será publicado as fotos dos vencedores.






Aqui estão os professores estagiários ao lado da exposição que montaram.







aqui estão as rosas-dos-ventos

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Quercus TV



A Querscus lançou uma estação de TV on-line disponivel 24 horas por dia.




Link colocado no Blog do lado esquerdo

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Ambiente/Porto: Ecofone recolheu 210 toneladas/mês de lixo reciclável, em 2007

Ambiente/Porto: Ecofone recolheu 210 toneladas/mês de lixo reciclável, em 2007


- O Ecofone, actualmente com 3500 clientes, recolhe mensalmente cerca de 210 toneladas de lixo para reciclar na cidade do Porto, revelou hoje à Lusa Paulo Rodrigues, da Lipor - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto.

Porto, 11 Jan (Lusa) - O Ecofone, actualmente com 3500 clientes, recolhe mensalmente cerca de 210 toneladas de lixo para reciclar na cidade do Porto, revelou hoje à Lusa Paulo Rodrigues, da Lipor - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto.O Ecofone, criado em 2000, é um serviço de recolha de resíduos recicláveis que a Lipor disponibiliza à população residente no Porto.O pedido é feito pelo telefone e a recolha é efectuada, quer em casa de particulares, quer em empresas, com os resíduos a serem recolhidos desde que se acumulem dez quilos."É um serviço de referência que tem vindo a crescer", afirmou Paulo Rodrigues, do Departamento de Novos Projectos da Lipor.Em 2007, adiantou o responsável, o Ecofone recolheu uma média mensal de 110 toneladas de papel e cartão, 80 toneladas de vidro e 20 toneladas de embalagens de plástico e metal, que a Lipor considerou como "valores muito bons".O serviço, que conta com sete equipas, está disponível de segunda-feira a sábado, sendo que nos dias de semana decorre entre as 07:00 e as 22:00, e aos sábados até às 16:00.Segundo Paulo Rodrigues, a quantidade de resíduos recolhidos pela Lipor é cada vez maior, mas também é cada vez maior a produção de resíduos recicláveis."O principal objectivo é reduzir a produção destes resíduos", disse o responsável, sustentando que a Lipor pretende apostar na "prevenção da produção" deste lixo, tomando medidas que contrariem esta tendência.Para seguir este objectivo, a Lipor está a desenvolver um projecto com um prazo de implementação alargado que visa "produzir menos 100Kg de resíduos por pessoa/ano" na região.Esta iniciativa, que teve origem num projecto europeu da Associação das Cidades e Regiões para a Reciclagem (ACR+) é, para a Lipor, "um desafio aliciante, tendo em conta que cada português produz cerca de 500 quilos de resíduos por ano".O trabalho no terreno, que teve início no final de 2006, incide em três zonas "piloto", que têm características diferentes em termos de densidade populacional, envolvente ambiental e estilos de vida da população.S. Pedro de Rates, na Póvoa de Varzim, parte da freguesia de Espinho e a zona das Sete Bicas, na freguesia da Senhora da Hora, Matosinhos, foram os locais escolhidos.JAP.

Fonte: Agencia Lusa

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Urso polar no centro de Washington?


Protesto do Greenpeace contra a política do Bush acabaou com detenção de activista




O activista do Greenpeace, Tom Wetterer, foi detido esta tarde, em Washington, depois de se ter vestido de urso polar e se ter colocado dentro de um barco à porta do edifício do Departamento do Interior, nos Estados Unidos.

Tom Wetterer protestava contra a administração Bush pelo atraso na emissão de uma «Lei de Espécies em Perigo» para os ursos polares devido aos efeitos do aquecimento global. O activista esteve vestido dentro de um fato de urso, dentro de um barco, num pequeno lago junto ao edifício, e empenhava um cartaz que dizia: «Os barcos flutuam, os ursos não».