Logotipo Geo-Blog

Logotipo Geo-Blog

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Fotografia do k2



Fotografia da montanha k2, nos Himalaias.





O k2 têm 8,611 metros de altitude, tendo sido escalado pela primeira vez em 31 de julho de 1954 por dois italianos (Achille Compagnoni e Lino Lacedelli). Fica situado nas cordenadas: 35°52′57″N 76°30′48″E / 35.8825, 76.51333Coordinates: 35°52′57″N 76°30′48″E / 35.8825, 76.51333 [1] ; no Paquistão.



O que achas desta fotografia?

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

12 meses do Programa MIT-Portugal


12 meses do Programa MIT-Portugal


Indústria é a grande prioridade para 2008
Depois da aposta nas universidades, no sistema de ensino e nos centros de investigação, chegou a hora das empresas.
(na foto, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago)


A indústria vai ser o principal alvo do Programa MIT-Portugal, que celebra amanhã o seu primeiro aniversário. O programa tem como objectivo promover as capacidades científicas e tecnológicas nacionais e reforçar a cooperação universidades/empresas.
O balanço feito pelos seus responsáveis é positivo mas, depois da fase de preparação e estruturação dos programas de ensino, e do lançamento de concursos públicos para a contratação de alunos e investigadores, chegou a hora da criação de redes temáticas com as empresas industriais, "de modo a garantir a valorização económica do conhecimento científico gerado pelas parcerias com o MIT, bem como a sua apropriação social", afirmou hoje em conferência de imprensa Paulo Ferrão, coordenador nacional do programa.
A conferência realizou-se no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, e contou também com a presença de Mariano Gago, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Phil Clay, reitor do MIT, Dan Roos, coordenador internacional do programa, e Thomas Magnanti, antigo reitor do MIT na área de engenharia.
Em todo o caso, já há resultados concretos no tecido industrial português do programa desenvolvido com o apoio do Massachusetts Institute of Technology.
O mais emblemático é o investimento da empresa malaia de alta tecnologia AGNI numa fábrica de pilhas de combustível, que prevê a criação de um Centro de Investigação e Desenvolvimento e a contratação, numa primeira fase, de 67 doutores e mestres. Este projecto foi planeado em total articulação com o programa apoiado pelo instituto norte-americano.
A energia foi, aliás, um dos sectores onde se verificou a participação das principais empresas portuguesas, através da sua afiliação no programa. EDP, EDP Inovação, Efacec, Galp Energia, REN, Martifer e Deimos, além da AGNI, comprometeram-se formalmente em aumentar em 50% o investimento em Investigação e Desenvolvimento (I&D) e em garantir 60 novos contratos de doutores e 100 novos contratos de especialistas até 2011, bem como duplicar o registo internacional de patentes em dois anos.
O mesmo aconteceu com o sector automóvel, onde os principais actores nacionais estão também envolvidos: Autoeuropa, Amorim Industrial Solutions, Inapal, Simoldes, Plasdan, Celoplás, Iber Oleff, Manuel da Conceição Graça, Sunviauto, TMG e CEIIA.



Phil Clay: coordenação difícil
O reitor do MIT, Phil Clay, faz também um balanço positivo dos doze meses do programa mas, em declarações ao Expresso, reconhece que "nem tudo corre bem, pois há algumas dificuldades em coordenar a participação de mais de vinte instituições em todo o processo, cada uma com a sua cultura e o seu modo de funcionamento".
Clay está, no entanto, optimista e diz que "em 2008 as prioridades devem voltar-se para a indústria portuguesa", acreditando que "a capacidade científica e tecnológica nacional vai sair certamente reforçada".
No primeiro ano de actividade do MIT-Portugal estiveram envolvidos 60 professores do instituto norte-americano (incluindo um Prémio Nobel), 180 professores e investigadores de sete universidades nacionais e de 11 centros de investigação. Foram lançados concursos para a atribuição de 70 bolsas para concursos de doutoramento e pós-doutoramento, tendo concorrido estudantes nacionais e estrangeiros de diversas origens (Espanha, Grécia, Brasil, Itália, Finlândia, Roménia, Moldávia).
Quanto aos programas de Formação Avançada, mobilizam já 130 alunos. O MIT-Portugal está centrado nos sistemas de engenharia e em quatro áreas específicas: design e processos de fabrico avançados, sistemas sustentáveis de energia, sistemas de transporte e bioengenharia.
In Expresso, por Virgílio Azevedo.


Noticia enviada por Raul Sousa, nº13, 9ºC

sábado, 20 de outubro de 2007

GEO - PASSATEMPO

Pois é, o GEO - PASSATEMPO está de volta!














Existirão prémios para os que melhor demonstrarem serem um "ás" a geografia.

Preenche o "PASSATEMPO" que se encontra na papelaria, até dia 2 de Novembro, e aqui está o
desafio, só tens de encontrar na sopa de Letras que se segue "15 palavras" relacionadas com a Geografia.
Se quiseres grava a imagem da sopa de Letras no Computador e imprime, podes começar já a encontrar as palavras!

Boa Sorte!

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Associar as diferenças, encontrar Amigos

Na passada Quinta-feira - 11 Outubro de 2007, a Federação das Associações Juvenis do Porto (FAJDP) desenvolveu na nossa Escola uma série de actividades em torno do tema Associar as Diferenças, Encontrar Amigos.
Apresentamos uma série de fotografias tiradas nesse mesmo dia às actividades desenvolvidas.















Deixa um comentário acerca do que aprendeste com estas actividades.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Divulgação Resultados da Votação para Logotipo Geo-Blog

Divulgação Resultados da Votação para Logotipo Geo-Blog


Aqui estão os resultados das votações para Logotipo do Geo-Blog.







E o Geo-Blog já tem um Logotipo (apesar deste poder vir a sofrer algumas modificações)




terça-feira, 2 de outubro de 2007

Restauro da Rosa-dos-ventos

A Rosa-dos-Ventos da escola está a ser restaurada, pela Turma 9ºC, aqui estão algumas fotos tiradas pelo Nucleo Estágio Geografia.

Dia 20 Setembro 2007







Dia 27 de setembro de 2007 (Dia Mundial do Turismo)














Indústria

Dois artigos sobre a Indústria enviadas pelo Raul Emanuel, nº 13 9ºC

Indústria bem comportada

A indústria transformadora portuguesa tem tendencia a diminuir as suas emissões, enquanto as famílias e os transportes aumentam.

A indústria transformadora foi o sector da actividade económica que mais contribuiu(36%), para as emissões de CO2 em 2004, segundo os dados revelados esta semana pelo INE, no relatório sobre Indicadores Eco-Ambientais. Mas, comparando com os resultados de 1995, tanto este sector como a electricidade, gás e águas (25%) têm vindo a decrescer, em comparação com outros sectores da economia portuguesa.

No periodo de 1995-2004, a intensidade das emisões de CO2 agravou-se especialmente na construção, comércio e hotelaria, transportes, armazenagem e comunicações. No conjunto da actividade económica, a taxa média anual de crescimento das emissões é de 2,1%.



Fonte
In Expresso, Sábado, 3 de Fevereiro de 2007
Fonte imagem: www.NaturalLink.pt



A Industria musicial impõe mais um revés à pirataria virtual

Vários servidores da rede de partilha de ficheiros eDonkey, cuja versão portuguesa é o popular eMule, foram desactivados por ordem de vários tribunais alemães.




Este encerramento deixará mais de um terço dos habituais utilizadores da eDonkey, considerada a segunda maior rede de partilha de ficheiros da Internet, sem possiblidade de aceder ao serviço. O eDonkey tem conseguido manter-se à margem das questões legais que envolvem a pirataria, porque, ao contrário de outros conhecidos sites de partilha, como o Kazza, o eDonkey não é propriedade de nenhuma empresa, mas sim gerido por vários programadores de vários países.

Fonte:
In Publico, Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2007
Fonte Imagem: BBCMundo.com